sábado, 22 de novembro de 2008

You gotta be...

Quando estudamos Teoria da Comunicação aprendemos a viajar sem sair da cadeira, sem sair da sala de aula. Viajar ali mesmo e em uma dessas viagens conheci as tríades, as categorias que regem o mundo. A primeiridade, a secundidade e terceiridade.
A primeiridade é o frescor da coisa nova, a descoberta, aquilo livre de julgamentos, é o “significante novo”, a descoberta, é o se encantar. (ou não) A secundidade é o choque, o distinguir, é tudo que é percebido pelo homem, ação/reação. “Na secundidade, o presente é definido pela experiência do passado.” E a terceiridade é a organização do choque. “Terceiridade corresponde à camada de inteligibilidade, ou pensamento em signos, através da qual representamos e interpretamos o mundo.”
Tudo isso pra poder entender o porque de o significante novo me encantar taanto; o porque da primeiridade me deixar apaixonada. “É impossivél viver para sempre na primeiridade”, já dizia meu professor de Teoria. Tá, pode até ser, deve até ser... mas é que cansa sair dela e depois voltar. E sair e depois voltar. E sair e nao voltar! O segredo é aceitar que se passa pelas três categorias.
Teoria da Comunicação me faz bem... sem os trabalhos e as aulas interminaveis! x)

:*, ne?!

7 comentários:

Erick Júlian de Medeiros Feitoza disse...

se eu te falar que eu não compreendi o grego que tu escreveu?
promete me explicar melhor sobre essas coisas cara a cara? eu gostei mas como dá pra gostar de uma coisa que nem eu entendo? asdhusahduas


ME EXPLIQUEEEE :(

Laís disse...

tá, me deu vontade de aprender teoria da comunicação =~

beeejo saraah!
=*

Erick Júlian de Medeiros Feitoza disse...

ah, beijo ashudashu

Juliana disse...

quero ficar com o frescou da coisa nova!
Mas realmente é impossível estagnar na primeira fase!

;**

Natália de O. Souza disse...

mÊo, eu concordo com você, mas não é só em Teoria da comunicação que eu viajo sem sair da cadeira não..kkkkkkk..praticamente todas as aulas eu viajo ¬¬
Sim...esse assunto eu já dei no começo do semestre, gostei que só, tinha outro nome, não era primeiridade nem segundidade...o meu se chamava que o sujeito estava na menoridade, ou maioridade, mas acho que dá no mesmo né??
enfim, concordo que quando se estar na menoridade, não há como voltar mais, entramos num estado de emancipação. E é preciso mesmo passar por cada "etapa".
que engraçado isso, um compartilhamento de aulas ;p
uahuahsiuhsuhs

adoro o que vc escreve sempre!

beijo sis!

Natália de O. Souza disse...

ei, me lembrei agora, eu vi isso em semiotica tbm :x Peirce e Santaela
auhuahuahuahuaha

Anônimo disse...

Teoria da Comunicação faz viajar e muito, isso quando a professora fica com as interminaveis comparações do big brother brasil referente as aulas..
Já experimentou em estética e cultura de massa...háháhá.rs

http://starissangels.blogspot.com/